A intimidade de um drama


Participar das sessões de análise de outra pessoa, desfrutando de seus medos, segredos e traumas, pode ser, ao mesmo tempo, constrangedor e excitante. O livro "Identidade Roubada", da canadense Chevy Stevens, publicado no Brasil pela editora Arqueiro, oferece ao leitor a oportunidade de experimentar a sensação de acompanhar os relatos de um paciente na cumplicidade do divã.


Narrado em primeira pessoa, "Identidade Roubada"relata a história de uma jovem corretora de imóveis que, ao atender um possível cliente, é sequestrada e, durante um ano, é mantida em cativeiro em um chalé no alto das montanhas, sendo submetida a torturas e abusos. Com uma narrativa forte, Annie O’Sullivan, a protagonista, vai desenrolando a história diante de sua terapeuta com tamanha intensidade, ao ponto de fazer o leitor manter a respiração suspensa em vários pontos da trama.


A narrativa da vida em cativeiro, sob os domínios do psicopata, é apenas um das questões atraentes do romance. Indo além disso, o ponto alto de "Identidade Roubada" está nos fatos revelados ao longo do livro e no mistério que envolve o sequestro. Mesmo após conseguir escapar de seu algoz, Annie não se sente livre e acaba desenvolvendo comportamentos compulsivos. Intercaladamente à descrição dos fatos sofridos no período do cativeiro, ela revela que tem um passado comprometido por uma tragédia familiar e situações afetivas mal-resolvidas. Todos esses elementos compõem uma atmosfera de suspense narrativo, num enredo alimentado por surpresas e por um forte componente emocional.


A autora costura de maneira eficaz os fatos e, a cada página, intriga e prende o leitor. Além disso, Chevy realiza a construção dos personagens com muita competência e as características marcantes permitem a identificação das figuras dramáticas com bastante riqueza de detalhes. Nos últimos capítulos, com o avanço das investigações policiais sobre o sequestro, o livro torna-se ainda mais envolvente. Os fatos são bem amarrados e o desfecho é surpreendente.


"Identidade Roubada" é o romance de estreia de Chevy Stevens. A autora trabalhou como agente imobiliária e, nos momentos em que esperava por clientes para visitar os imóveis, passou a imaginar o que poderia acontecer com ela. Durante esses momentos, imaginou a possibilidade de um sequestro. Nascia aí a história que foi vendida em mais de 20 países até agora e tornou-se best-seller na Alemanha e nos Estados Unidos.


A resenha foi publicada no caderno Magazine, do jornal O TEMPO, em 27/08/2011. Leia aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário